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O sinistro de seguro é um termo muito comum no mercado de seguradoras, mas apesar de ser bastante utilizado, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que se trata. Para quem contrata uma apólice é importante entender essa informação além de saber como prosseguir nesses casos para que seja possível um melhor esclarecimento da cobertura e das obrigações das partes envolvidas.

Neste artigo vamos te explicar o que é um sinistro de seguros e o que você precisa fazer caso isso aconteça com um bem assegurado.

O que é um sinistro de seguro?

O sinistro se refere a qualquer prejuízo sofrido pelo bem assegurado. Dessa forma, significa uma materialização do risco, fazendo com que a seguradora arque com o esclarecido em contrato. É um termo previsto na apólice de seguros e tem validade de acordo com o período de vigência desse documento.

Pode ser parcial ou integral, dependendo da dimensão do dano em que o bem assegurado sofreu. Sendo assim, a seguradora deverá ressarcir de acordo com o tamanho do prejuízo ou conforme acordado em apólice, oferecendo suporte técnico para aquilo que está previsto em contrato.

Quais são os principais tipos de sinistro?

Há diversos tipos de sinistros que podem variar de acordo com o tipo de bem assegurado e também conforme o prejuízo ocorrido.

Dimensão do dano

Com relação ao tamanho do dano, o sinistro pode ser classificado em parcial ou total. No primeiro caso, o segurado recebe uma parte do valor do bem, no segundo, o valor total do bem deve ser ressarcido.

Por exemplo, em um acidente de carro em que o veículo sofre amassamentos, o ideal é acionar a seguradora para arcar com os gastos referentes ao conserto. Já quando há roubo ou furto do veículo, é possível receber o valor total do bem.

No entanto, é importante ressaltar que cada apólice deve ser avaliada de forma individual, bem como o sinistro, investigando a causa e a natureza do dano. Com isso, o sinistro deve estar previsto na cobertura contratada.

Tipos de sinistro por bem assegurado

O sinistro também pode ser classificado de acordo com o tipo de bem assegurado ou transação protegida.

Alguns deles são:

Sinistro de Seguro Fiança Locatícia

Acontece com o não pagamento dos aluguéis ou outras taxas previstas em contrato, podendo ocorrer o despejo, abandono do imóvel ou entrega das chaves.

Sinistro de Seguro de Vida

Ocorre quando há morte acidental ou natural do segurado, podendo o prêmio ser acionado e recebido pelos familiares.

Sinistro de Seguro de Riscos Diversos de Equipamento

Protege equipamentos diversos de possíveis danos, sendo bastante útil na construção civil e áreas agrícolas.

Sinistro de Automóvel

Refere-se aos danos que o veículo pode sofrer ou causar, isso inclui roubos, furtos, danos a terceiros e prejuízos naturais.

Sinistro de Seguro Imobiliário Residencial

Ocorre quando o imóvel é roubado ou quando acontece outros prejuízos como incêndios, explosões e queda de raios.

Sinistro de Seguro Aeronáutico

Envolve prejuízos sofridos pela aeronave, tripulantes e passageiros.

Sinistro de Seguro Garantia

Acontece quando há o descumprimento de cláusulas em um contrato entre duas ou mais partes.

Sinistro de Seguro de Riscos de Engenharia

Refere-se aos prejuízos e acidentes ocorridos durante a execução de obras e instalação de equipamentos.

Como acionar o seguro em caso de sinistro?

Ao perceber algum dano ao bem assegurado ou transação prevista em cobertura, é muito importante que o segurado entre em contato imediatamente com o corretor de seguros que intermediará o contato entre a seguradora e o segurado.

Após esse primeiro contato, é comum que a empresa solicite alguns documentos para avaliar a ocorrência. Por exemplo, em casos de roubos ou furtos é imprescindível a apresentação de boletim de ocorrência para comprovar o sinistro. É importante que a entrega desses documentos seja feita até um prazo máximo de 30 dias do ocorrido. Em alguns casos pode ser necessário o depoimento de testemunhas.

Posteriormente, a seguradora se responsabilizará pela organização desses dados e análise do sinistro, sendo essas ações executadas pelo departamento jurídico.

O processo de avaliação inclui algumas etapas como a apuração dos danos, que visa averiguar as causas das avarias e pode ser realizado através de vistorias e registros policiais. Além dessa fase há a etapa de regularização, que avalia se o dano está coberto e quem receberá a indenização.

Na fase de liquidação o pagamento é realizado ou o processo é encerrado sem indenização.

Quem recebe os valores?

De acordo com o que for disposto na apólice, é possível que o valor do sinistro seja pago ao segurado ou a terceiros. Por exemplo, caso seu carro atinja um imóvel, dependendo do que for afirmado em contrato, é permitido pagar a indenização diretamente ao dono da propriedade atingida.

Nessas situações o segurado deve informar a ocorrência do sinistro e que o valor será destinado à pessoa que sofreu os danos.

Cuidados importantes na contratação de seguro

Neste artigo você entendeu um pouco mais sobre o que é um sinistro de seguro, os tipos existentes e como agir nesses casos.

Essas informações são importantes para quem deseja contratar uma proteção pessoal, para seus bens ou sua empresa. Além disso, é primordial que o contratante se atente a todas as cláusulas e detalhes previstos em contrato, examinando e garantindo que os parâmetros mais significativos estejam cobertos pela apólice.

Tais cuidados trazem maior segurança em casos de sinistro de seguro, garantindo um processo de análise mais tranquilo para o contratante.

Tem alguma dúvida sobre seguros? Faça sua pergunta deixando um comentário.

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