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Comprar um carro zero é uma grande realização para muitos, mas é também sinônimo de gastos a mais no orçamento além do valor do veículo. Por isso, se você deseja economizar uma graninha é possível tirar o primeiro documento do seu carro sem o auxílio de um despachante. Entenda como realizar esse procedimento através do passo a passo abaixo.

Passo 1: Se você ainda não pagou IPVA, DPVAT e Taxa de registro

Para registrar um veículo zero é necessário realizar a solicitação do serviço em uma unidade de trânsito do município de domicílio. Tal solicitação também pode ser realizada pela internet. Para ambos os casos é necessário ter em mãos os seguintes documentos:

  • RG ou CNH
  • Comprovante de Residência
  • Decalque do número do chassi
  • Nota Fiscal do Fabricante
  • Nota Fiscal da Revenda

RG ou CNHÉ importante destacar que esses documentos devem ser digitalizados do original, caso a solicitação seja realizada via internet, e apresentados em versão original e cópia para procedimento em unidades de trânsito.

Para realizar a solicitação de maneira presencial, o proprietário deve passar pela triagem para verificação da documentação. Após isso, o formulário Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) será preenchido, além de serem geradas guias de IPVA, DPVAT e taxa de registro.

O procedimento pela internet também é muito simples, bastando preencher a solicitação para registro de veículo 0km e anexar os documentos necessários. As fotos devem ser digitalizadas e enviadas em PDF com informações legíveis dos documentos originais. Além disso, cada arquivo não pode ultrapassar 3MB.

O retorno da solicitação via internet pode durar 5 dias úteis, onde serão enviadas as guias para pagamento do IPVA, DPVAT e taxa de registro.

Passo 2: Pagamento das guias

Após emissão das guias, o pagamento deverá ser realizado em agências bancárias conveniadas. Os valores atualizados de cada taxa para o estado de São Paulo, podem ser verificados no site do DETRAN.

Passo 3: Apresentação dos comprovantes de pagamento

Para quem deseja realizar o procedimento presencialmente, é necessário ter em mãos todos os documentos bem como as originais e cópias dos comprovantes de pagamento para finalizar o processo de registro do veículo.

Após isso, um prazo será dado para o recebimento do CRV (Certificado de Registro do Veículo) e CLRV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) que costuma ser de 2 a 7 dias, dependendo do local de residência.

O processo via internet pode ser realizado com o envio dos comprovantes de pagamentos digitalizados do original. Cada arquivo não deve ultrapassar 3MB. Após envio da solicitação, é preciso aguardar o retorno que deve acontecer em 5 dias úteis.

Caso a documentação esteja correta, você receberá um email com a numeração da autorização de estampagem para o emplacamento do veículo e o código de segurança do CRV. O CRV deverá ser retirado em uma das unidades do DETRAN conforme prazo indicado via email. É importante destacar que todos os documentos digitalizados e enviados via email deverão ser apresentados nesse momento.

Passo 4: Emplacamento

De posse do CRV ou da numeração de autorização da estampagem é possível realizar o emplacamento em uma das empresas estampadoras de placas credenciadas. Para isso, basta levar seu veículo, o CRV ou numeração de autorização a uma dessas unidades e realizar o serviço, bem como o pagamento diretamente à empresa escolhida.

Passo 5: Impressão do licenciamento digital (CLRV-e)

O download do documento pode ser feito pelo portal do DETRAN, através do aplicativo CDT- Carteira Digital de Trânsito ou site do DENATRAN, informando alguns dados para acesso. Para a impressão é necessário utilizar folha A4.

Viu como é simples? Neste artigo, consideramos informações contidas no site do DETRAN para o estado de São Paulo. Dependendo da sua localidade alguns prazos, informações e documentos podem variar, por isso, esteja atento a esses detalhes antes de realizar o procedimento para fazer o primeiro documento do seu carro zero.

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